Se engana quem diz que cursos de palhaço são para palhaço! Bem, também são. Mas, não só!
Já tivemos em sala de aula: piloto de avião, hospedeira de bordo, chefe de cozinha, analista de sistemas, professor, promotor de vendas, médico, enfermeira, proprietário de loja de venda a retalho, consultor. Enfim, diversidade!
Mas, o que leva profissionais de outras áreas a fazerem oficinas desse tipo? Não seria melhor empregar os seus recursos e tempo em certificações da sua área? Cadê o foco desta gente?
Olha! Se procurarmos bem, achamos foco nisto. Deixa eu explicar!
Num planeamento de carreira temos de dar atenção a diversos assuntos além da parte técnica de cada profissão. Neste plano de ação temos de aprender a nos conhecer melhor, ser inovador, ter criatividade, descobrir que todo mundo pode ir muito além do que pensa! E em alguns casos, ainda vencer a timidez ou o medo de se relacionar com pessoas em público, pois isto pode atrapalhar todo o planeamento.
Mas, como isto tudo pode ser trabalhado em sala de aula numa oficina de palhaço?
Eu diria que pode ter resultados que realmente o surpreenderá! Uma oficina de palhaço não é feita para ensinar as pessoas a se colorir e contar uma ou duas piadas. A imersão desta aventura será um banho de autoconhecimento, e um aprendizado muito profundo sobre relações interpessoais.
MAS O QUE TEM DE DIFERENTE NESTAS OFICINAS?
Toda oficina de palhaço trabalha com sensações e sentimentos. Coisas das quais, não costumam ser associadas à algumas áreas de negócios. Pois, muitos campos de trabalho tendem à razão e à lógica. Assim, os estudos de palhaço são um convite à reflexão sobre muitos pontos de carreira e relacionamentos.
Além disto, fazer algo diferente do que se está acostumado, deixa a sua mente mais esperta!
Isto mesmo, o nosso cérebro se acostuma com os insumos que recebe diariamente, e com o tempo ele fica no modo automático.
Se você se permitir a sair da sua zona de conforto, forçará a sua mente a sair deste automatismo. A capacidade de aprendizado é potencializada porque estará alerta e aberto para receber novas informações.
Numa oficina de palhaço, aprenderá mais sobre empatia, expressão corporal, programação neurolinguística, foco, intenção, atitude, aceitação, preocupação com o outro e irá aprender noutras perspetivas, diferente da que está habituado. Impossível não dar um curto-circuito no seu cérebro!
ALÉM DE TURBINAR O CÉREBRO, DESCOBRIRÁ MAIS SOBRE VOCÊ!
A dinâmica de uma oficina de palhaço trabalha sobre várias interações entre pessoas. No entanto, a qualidade destas interações só será autentica quando vier de dentro de você.
Todos somos muito bem treinados para percebermos aquilo que é falsificado, desde marcas de calçados e roupas até mesmo um sorriso. Isto mesmo, um sorriso falso pode soar ofensivo, uma graça forçada, cheia de cenas, pode não ser tão engraçada quanto imaginamos.
Geralmente a busca dos nossos talentos e aptidões é realizada a partir de uma observação externa, embora temos muita coisa boa para oferecer em nós. O medo do julgamento (próprio ou dos outros) nos leva a pensar que nunca estamos prontos, ou que precisamos fazer algo a mais para sermos bem-sucedidos.
Quando passamos a nos aceitar, entendemos melhor os nossos pontos fracos e podemos usá-los a nosso favor. Se não tem uma estatura muito avantajada, tipo “baixinho”, dificilmente vai ser um profissional de basquete, mas pode ser um bom ginasta.
Transformar fraquezas em fortalezas não é fácil, mas é um baita diferencial nas nossas vidas. Uma oficina de palhaço lhe ajudará a perceber melhor isto.
E POR FIM, SABERÁ QUE ERRAR É PRECISO.
O certo ou errado são conceitos muito relativos. Mas uma coisa sabemos, o caminho bom e tranquilo também pode virar zona de conforto, monótono e sem ação, e por isto é preciso se reinventar a todo momento. Contudo, junto da reinvenção vem o erro.
Temos tanto medo de errar que preferimos deixar como está, mesmo que a situação seja desfavorável e o resultado não seja bom.
Então numa oficina de palhaço perceberá ser preciso não ter medo de errar, o que precisamos temer é nunca aprender com os nossos erros.
BEM…
Acreditamos que as conversas que nascem numa oficina de palhaço podem ser interessantes a qualquer tipo de pessoa. Falamos de coisas que estão presentes em todas as relações humanas, e sobre como lidamos com elas.
Acreditamos que os lugares que as pessoas experimentam numa oficina de palhaço pode mudar como elas veem o mundo.
Acreditamos que numa oficina de palhaço, as pessoas aprendem a estar inteiras no que efetuam, aprendem a percebem o que acontece ao seu redor e estão preparados para reações imediatas.
Acreditamos também, que numa oficina de palhaço, as pessoas deixam de lado o medo de errar, de se expor ao outro e por isso aprende. Que voltam a ver o mundo com o olhar de criança e que vê o que os outros não percebem, e com isso descobre o novo, inventa, cria, inova.
E por fim, acreditamos ser possível dizer “sim”, e com isso construir algo fantástico.
QUER EXPERIMENTAR, FALE CONNOSCO!
Encontrou algum erro?
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.