• PlayMonday – Care and Fun

PlayMonday – Care and Fun

Tempo de leitura: 4 minutos

Vocês conhecem o “PlayMonday – Care and Fun“?

Não?! Ah! Talvez conheçam o “PlayMonday“, não?

Bem, o “PlayMonday” é um projeto criado por nosso amigo Cláudio Thebas em parceria com outro amigo nosso, o Daniel Nascimento. Começou a ser pensado como um projeto em 2012, mas foi oficialmente lançado em agosto de 2015. A base do “PlayMonday é uma brincadeira coletiva que acontece em qualquer parte do mundo. O objetivo é surpreender alguém (na rua, no trabalho, etc.) com uma brincadeira que pode ser jogar bola, dançar com balões, brincar com aviões de papel, corrida de saco. Enfim, o único requisito é que seja uma brincadeira de bom trato, ou seja, nada que possa ridicularizar, nem fazer a pessoa que irá brincar passar vergonha. Tudo isto, tal como o nome do projeto diz, acontece uma segunda-feira por mês (normalmente na última segunda-feira). Ah! Verdade, “Monday” quer dizer segunda-feira, mas isto já sei que conheciam.

Além de brincar é preciso que se registe o momento de alguma forma, com o celular, ou o que estiver à mão no momento e depois, publicar nas redes sociais com a hashtag #PlayMonday para que desta forma seja possível haver uma partilha com o mundo inteiro. Isto porque o projeto já aconteceu em 8 países, neste momento com regularidade em dois (Brasil e Portugal) e 100 cidades das quais 4/5 cidades fazem sempre todos os meses.

Agora que já sabe um pouco de toda a história, vamos ao “PlayMonday – Care and Fun“.

Nossa amiga Inês Isabel, lá de Portugal, conheceu o “PlayMonday” através das redes sociais e começou a pensar que seria interessante que os utentes da Instituição onde trabalhava pudessem ter uma segunda-feira por mês com instantes transformados.

Ela conversou com o Cláudio (aquele o nosso amigo do Brasil que começou a brincadeira) e entre dos dois decidiram que o melhor seria criar um blog onde se relataria esta experiência, uma vez que nem sempre poderíamos filmar devido à privacidade dos utentes e família.

E foi assim que o “PlayMonday” foi adaptado à realidade de uma Instituição de Saúde e surgiu o “PlayMonday – Care and Fun”, que também é o nome do blog da Inês (a nossa amiga portuguesa) e desde 2015, todos os meses surpreendem os pacientes de sua instituição com uma brincadeira.

Este mês eles fazem 2 anos! Que tal passar lá para lhes dar os parabéns!?

“E estes são sempre instantes muito benéficos para os utentes… todos sabemos que em meio hospital é muito difícil convencer alguém a brincar, por todos os motivos que pesam quando a saúde falha e nos obriga a depender de outros para as actividades de vida diárias mais básicas. Persuadir alguém nesta situação (independentemente da sua idade) a se “distrair”/brincar pode ser muito complicado por diversos motivos: apatia, depressão, dor, desorientação, alterações motoras, etc.

Mas quando os utentes estão distraídos a brincar, as dores acabam por atenuar um pouco já que nem só de medicação se faz o alívio da dor porque quando nos divertimos, a nossa química cerebral também ajuda, libertando substâncias que contribuem para o bem-estar físico e alívio da dor.”

Palavras de Inês Isabel (notaram o sotaque?)

Quer saber mais?

PlayMonday – Care and Fun” que começou na Unidade de Longa Duração e Manutenção de Ferreira do Alentejo já se expandiu para mais 3 Instituições de Saúde:

  • Unidade de Media Duração e Reabilitação da Fundação Joaquim António Franco – Casével
  • Unidade de Cuidados Continuados Egas Moniz – Avanca
  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Dr. Egas Moniz – Avanca

Veja todos os PlayMonday’s no blog: http://playmondaycf.blogspot.pt/

PlayMonday – Transformadores de Instantes: http://www.playmonday.com.br/

E de quebra, o Olhar do Palhaço teve uma matéria especial no blog da Inês, confira clicando aqui!

Estudou a arte do palhaço com Val de Carvalho (Doutores da Alegria), Cristiane Paoli Quito (École Philippe Gaulier), César Gouveia (Jogando no Quintal), Fernando Sampaio (La Mínima), Caroline Dream, Marcos Casuo, Alex Navarro (Cirque du Soleil) e integrou a equipa da primeira jornada de palhaços cuidadores do Brasil com o Dr. Patch Adams.

Inês Isabel
Inês Isabel Tiil

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário